Gerente comercial mantinha um estilo de vida desregrado desde criança. Após adotar hábitos mais saudáveis, se apaixonou pela corrida de rua.
Desde a infância, André Pires mantinha um estilo de vida desregrado. Frituras, doces e refrigerantes fizeram parte do cardápio diário até os 20 anos de idade, quando ele decidiu mudar radicalmente. Com 127 kg, começou uma dieta que o fez perder 40 kg em 18 meses.
– Até então, as corridas eram apenas de 30 minutos e só duas vezes por semana, mas pelo menos já tinha melhorado consideravelmente minha alimentação e meu estilo de vida. Porém, passados dois anos, com a vida atribulada de executivo do mercado financeiro, cheguei aos 98 kg em apenas seis meses – lembra.
Aos 17 anos e pesando 127kg, André (à direita)
posa com os amigos (Foto: Arquivo pessoal)
Com o alerta ligado novamente, o paulista voltou a correr, desta vez definitivamente. À medida que os quilômetros eram vencidos, ele ia perdendo peso e fazendo novos amigos. Depois de superar os 10 km, os21 km e os 42 km, André decidiu disputar uma ultramaratona.
– Em 2009, comecei a participar de corridas de rua e fui pegando gosto pela coisa, pois além de voltar a perder peso com qualidade e rapidez, fui fazendo novas amizades. A corrida me trouxe um estilo de vida fantástico e prazeroso! A primeira meia-maratona veio em 2011, em Santiago, e a primeira maratona em 2013, nos Estados Unidos – conta.
André Pires antes, com 98 kg, e atualmente, ultramaratonista e pesando 70 kg (Foto: Arquivo pessoal)
Hoje, com 75 kg, o gerente comercial treina 70 km por semana, tem uma ultramaratona no currículo, e se prepara para a terceira prova de 42 km. O apoio da esposa, que incentiva a prática da corrida e ajuda com a alimentação saudável, foi fundamental.
– Muita coisa mudou na minha vida nesses últimos anos. Desde que comecei a me exercitar, eu durmo melhor, como melhor e tenho mais disposição. Minha esposa me apoia e me acompanha sempre, pois sabe que isso é o que me faz feliz. Acordar cedo e correr 20 quilômetros às seis horas da manhã, antes de trabalhar, é um momento de prazer sublime. É um momento do André com ele mesmo, sem celular, sem e-mails, sem whatsapp… É a minha terapia, o meu remédio!
Como treinamento para a próxima maratona, André participou da corrida Wings For Life no último domingo, em Brasília. A prova, que consiste em correr até ser alcançado pelo carro da organização, financia projetos de pesquisa em busca da cura de lesões na medula espinhal. O paulista conseguiu percorrer pouco mais de 30 quilômetros, surpreendendo a si mesmo.
– Foi a minha primeira Wings For Life, a prova foi muito legal, muito bem organizada, apesar de termos esperado muito para nos resgatarem. A causa da corrida é muito nobre, gostei muito de ter participado. Eu não esperava correr tudo isso. Com certeza vou correr a próxima edição, em 2015.
Por Luma Dantas de Brasilia